Institucional

Institucional

 

Com prazer, apresentamos o Instituto Ecoterm. Acreditamos que cada indivíduo tem um papel crucial, e a verdadeira mudança começa dentro de cada um.

Integrando tecnologia ecoeficiente, somos uma peça essencial no desenvolvimento sustentável no setor da construção com terra. Nossos esforços, fundamentados em estudos e pesquisas, resultam em conceitos inovadores e, por meio de colaborações com diversas organizações, estamos constantemente elevando o patamar da construção ecológica.

Buscamos continuamente aprimorar produtos e processos, e o Selo de Certificação do Instituto Ecoterm é emito no blockchain da Cardano e garante aos consumidores produtos e serviços de qualidade superior.

 

Somos mais que uma organização; somos agentes do bem!

 

Missão da Nossa Organização

O Instituto Ecoterm tem por objetivo conscientizar e compartilhar conhecimento sobre as boas práticas da construção sustentável, utilizando a terra e/ou resíduos como material de construção, na busca de um meio ambiente de qualidade e o respeito a legislação ambiental vigente.

 

A Associação tem por finalidades:

I. A congregação de pessoas físicas ou jurídicas com o objetivo de promover estudos e técnicas apropriadas para a construção civil sustentável, utilizando a terra e/ou resíduos como matéria-prima principal na construção e/ou fabricação de materiais de construção;

II. Representar os seus associados junto às pessoas jurídicas de direito público e/ou privado, objetivando divulgar os estudo e técnicas desenvolvidas pelo Instituto Ecoterm;

III. Promover a capacitação dos associados e a divulgação dos objetivos do Instituto Ecoterm, realizando treinamentos e campanhas publicitárias para a divulgação da associação e de seus objetivos;

IV. Desenvolver medidas, ações e projetos que visem assistir, contribuir e fortalecer os seus associados e a defesa da proteção e conservação do meio ambiente sustentável; V. Promover a adoção de tecnologias inovadoras na construção civil em busca do desenvolvimento sustentável;

VI. Buscar os melhores caminhos para o desenvolvimento de conhecimentos especializados que tenham como tema principal a sustentabilidade na construção civil;

VII. Participar, orientar, prestar serviços e assessorar projetos e programas, públicos e/ou privados, que promovam a atividade da construção civil sustentável; VIII. Interagir e relacionar-se com outras entidades que atuem com objetivos similares.

IX. Certificar fabricantes e construtores que atuam no setor da construção sustentável, promovendo a adoção de boas práticas e garantindo a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

X. Fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de novas técnicas e materiais sustentáveis na construção civil, apoiar pesquisas científicas e tecnológicas voltadas para a construção sustentável, com ênfase no uso da terra e/ou resíduos como matéria-prima principal.

 

QUALIDADE

Os tijolos modulares produzidos pelos fabricantes certificados pelo Instituto Ecoterm seguem um padrão de qualidade, um criterioso processo que resulta em tijolos de qualidade acima dos exigidos pelas normas brasileiras. (ABNT NBR 8492, Tijolo de solo-cimento – Análise dimensional, determinação da resistência à compressão e da absorção de água – Método de ensaio). ABNT - Mínimo 2Mpa e 20% absorção de umidade

Padrão de Qualidade Ecoterm®:

 T1 - Comum: Mínimo 3 Mpa e 12% absorção de umidade

T2 - Estrutural: Mínimo 6 Mpa e 10% absorção de umidade

T3 - Especial: Superior a 6 Mpa e absorção de umidade inferior a 10%

TRANSPARÊNCIA
Cremos que relações duradouras se baseiam em verdade e reciprocidade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Assumimos um compromisso direto com nossos colaboradores e com a sociedade, ao promover a conscientização e execução de construções sustentáveis. O que é bom para o planeta, é bom para você.

SUSTENTABILIDADE
Acreditamos que os recursos naturais devem ser usados com eficiência e sem desperdícios, garantindo acesso as gerações futuras.

Fabricantes

Uma organização sólida e respeitada não é construída isoladamente. É fundamental estabelecer parcerias sólidas com objetivos alinhados para oferecer soluções eficazes aos consumidores e fortalecer a reputação do nosso Instituto e de nossos parceiros.

Descubra agora os fabricantes comprometidos com os mais altos padrões de qualidade, certificados pelo Instituto Ecoterm:

Construtores

Conheça os construtores que fortalecem continuamente o Instituto Ecoterm:

Hélio Dias

Arquiteto e Urbanista, professor e consultor em Projetos e obras sustentáveis. Proprietário da GreenHouses, construtor de casas eco-sustentáveis, que incorporam critéritos do CRATerre-ENSAG e LEED GBC. Diferenciadas e inovadoras, garantem conforto ambiental, empregam bioclimatismo, biofilia e eficiência energética, sendo econômicas, saudáveis e confortáveis. LinkedIn: arquitetoheliodias

Marcos Nunes Pereira

Professor na Universidade Anhanguera São Paulo da cidade de Pindamonhangaba, São Paulo, Brazil. Proprietário da Sênior Arquittura e Design que visa oferecer aos clientes serviços e projetos arquitetônicos com qualidade avançada, desenvolvidos através de softwares com alto grau de tecnologia e inovação, permitindo viabilizar a construção com custo adequado e controle eficaz na execução do projeto.

Thiago Martoni

Thiago Martoni é o atual (2023-25) presidente do Instituto Ecoterm, Thiago tem mais de dez anos de experiência em marketing, estratégias de publicidade, desenvolvimento de campanhas, planejamento de eventos e gestão de relacionamento com o cliente. Com uma forte mentalidade de usar os lucros dos negócios de forma a melhorar o meio ambiente e as comunidades locais, Thiago firmou parcerias com as melhores universidades do Brasil, Engenheiros sem Fronteiras, empresas de mineração e fábricas de tijolos ecológicos. Recentemente se transformou em especialista em solos pela USP/ESALQ e atua como consultor para empresas que também desejam construir um futuro mais sustentável.

Parceiros

Conheça agora os parceiros que fazem parte e contribuem para pesquisa e desenvolvimento do setor junto com o Instituto Ecoterm:

Earth Natives

Os Nativos foram forçados a se refugiar subterraneamente quando a superfície da Terra se tornou inabitável, evoluindo para novas espécies. Esta coleção de NFTs de minerais é um projeto educacional do Instituto Ecoterm que busca ampliar o conhecimento sobre construção sustentável usando a TERRA como material de construção.

Associação de Construção com Terra da Austrália

A EBAA é uma organização de base ampla que possui membros que incluem construtores, empreiteiros especializados, comerciantes e construtores proprietários, fabricantes e fornecedores especializados, arquitetos e designers, consultores, educadores e estudantes, com um interesse comum no uso de terra não queimada como matéria prima para a construção civil.

Cardano Blockchain

Cardano é uma plataforma de blockchain para agentes de mudança, inovadores e visionários, com as ferramentas e tecnologias necessárias para criar possibilidades para muitos, assim como para poucos, e promover uma mudança global positiva.

Associação Nacional da Indústria do Tijolo Ecológico

A ANITECO tem como propósito construir um novo olhar sobre essa indústria moderna e emergente, com vistas a promover a real distinção entre os tijolos ecológicos e os tijolos de cerâmica.  Com a força da nossa união avançaremos em direção à conquista de sólidos resultados frente à regulação ambiental, à falta de políticas de incentivo fiscal e também na diferenciação tributária do nosso produto frente a outros que geram danos ambientais.

Rede TerraBrasil

A Rede TerraBrasil é uma organização nacional, composta por profissionais e estudantes, congregando instituições, entidades de classe e toda a sociedade envolvidas na area, afim de disseminar os conhecimentos acerca da arquitetura e construção com terra no país e sua sustentabilidade ambiental e cultural, através da promoção de eventos, cursos, publicações e outras atividades afins.

Universidade do Estado de Minas Gerais

A UEMG foi criada em 1989, por disposição contida na Constituição do Estado. Como previsto quando de sua fundação, é uma Universidade multicampi, presente em diversos municípios de Minas Gerais. Na estrutura orgânica do Estado, a Universidade vincula-se à Secretaria de Estado de Educação – à qual compete formular e implementar políticas públicas que assegurem o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação e o ensino superior no Estado.

Compromisso Ambiental

Compromisso Ambiental

Em nossa essência, consciência ecológica.

A sede do Instituto Ecoterm está situada em uma propriedade rural que já possui a quantidade exigida de mata nativa por terra, cumprindo não apenas as leis brasileiras, mas também reforçando nosso compromisso ambiental de recuperar áreas degradadas. Estabelecemos um pequeno viveiro de árvores nativas brasileiras, incluindo espécies como Jatobá, Jequitibá, Ipê e Seringueira, todas devidamente identificadas e catalogadas de acordo com o Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil, do Instituto Plantarum de Estudos da Flora.

Atualmente, nossa área recebe a visita de diversas espécies de aves, como maritacas, tucanos, seriemas, garças, entre outras. Anualmente, expandimos a área de preservação, alinhados ao nosso objetivo de reconstruir florestas com maior diversidade de árvores, frutos e aves.

 
 
Fazenda Lago Azul, s/n
Rodovia MG 050 | Pratápolis - MG
CEP: 37970-000 - Brasil
 
 
mail@ecoterm.org
WhatsApp: +55 (35) 99882 4972

Gostaria de se manter informado sobre assuntos relacionados a construção ecológica?
Inscreva-se aqui:

computer