Modular

Modular

Uma técnica milenar para as construções mais inovadoras.

Como surgiu?

Não é de hoje que já se utiliza a técnica do solo-cimento em construções. A Muralha da China, por exemplo, foi construída a partir deste conceito há mais de dois mil anos. Uma prova de que nem o tempo abala a sua estrutura: o solo-cimento é resistente e extremamente confiável. Desde então, muitos estudos aprimoraram essa técnica, até que, nos anos 50, foi difundida em todo o mundo. Muitos hospitais, pavimentos rodoviários e até mesmo aeroportos foram construídos com solo-cimento.

Modular

Solo-cimento

A composição granulométrica básica do solo é,  argila e areia. Quando o solo entra em contato com a água por imersão completa, as partículas de argila por serem menores e mais leves demoram mais a se decantarem, por isso as jazidas de argila tendem a ser ricas em recursos hídricos e vegetação. O tijolo de barro convencional usa essa argila como matéria-prima, que após batidos na forma secam no sol para adquirir resistência inicial necessária para transporta-los até aos grandes fornos que em sua maioria queimam madeira para através de altas temperaturas estabilizar e dar resistência ao tijolo de argila.

Os tijolos ecológicos são produzidos com uma técnica similar aos blocos de concreto, a mistura é feita com o solo (argila + areia) + cimento e água, depois prensados e curados na sombra. O cimento é misturado com as partículas finas da argila, e preenchem os espaços menores entre as partículas de areia, criando uma estrutura sólida. Como ele é prensado por 6 toneladas, resulta em um tijolo de massa densa, mais resistente e impermeável, comparado ao tijolo convencional. Essa argila presente na mistura é importante também para dar resistência inicial aos tijolos recém moldados.

Por que é ecológico?

 

Os tijolos de solo-cimento representam uma alternativa em plena sintonia com as diretrizes do desenvolvimento sustentável, pois requerem baixo consumo de energia na extração da matéria-prima, não geram nenhum tipo de poluição ou resíduos no seu processo produtivo, dispensam o processo de queima o que gera grande economia energética e ainda minimiza o desmatamento, 6 a 9 árvores por milheiro de tijolos são preservadas, além disso, na execução da obra, elimina-se a necessidade de fazer cortes nas paredes para passagens elétricas e hidráulicas, o que gera uma diminuição substancial no volume de entulho gerado e ainda reduz o consumo de argamassas de assentamento e de regularização.

Alvenaria Estrutural

A Alvenaria Estrutural é um processo construtivo onde a principal estrutura de suporte da casa são as próprias paredes. E o tijolo ecológico é um grande aliado nessa construção, já que a sua estrutura e alinhamento permitem que os furos dos tijolos fiquem sobrepostos no assentamento, formando varias pequenas colunas de concreto armado (grautes), reduzindo o desperdício, proporcionando maior rapidez no processo construtivo e ainda economia de materiais e de mão de obra.

Otimize o processo de Alvenaria Estrutural:

  • Projetos bem elaborados;
  • Materiais de qualidade;
  • Mão de obra treinada e qualificada;
  • Planejamento adequado da obra.
Alvenaria Estrutural

Mais vantagens

Mais vantagens

Instalações Hidráulicas e Elétricas - Toda a tubulação é embutida em seus furos, dispensando a quebra de paredes, como na alvenaria convencional;

- Revestimento direto sobre o tijolo, como textura, gesso, Graffiato ou reboco;

- Assentamento dos azulejos direto sobre os tijolos;

Não há desperdícios – no método convencional, 1/3 dos materiais vai para o lixo;

Mais facilidade e agilidade no assentamento, até 30% menos tempo de construção;

- Obra mais limpa e sem entulhos;

Economia de concreto, argamassa de assentamento e ferragem – com as colunas de concreto armado embutidas, o peso da obra é distribuído uniformemente sobre as paredes;

- Alivia o peso sobre a fundação, evitando gastos desnecessários com estacas mais profundas e sapatas maiores.

Mais vantagens

Obra limpa e sem entulhos

Normas abnt

Se tem Ecoterm, pode confiar.

O tijolo ecológico passa, constantemente, por rigorosos testes, e já é regulamentado no Brasil e em vários outros países. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), já publicou algumas normas sobre a fabricação e metodologia de controle de qualidade dos tijolos ecológicos.

ABNT NBR 8492 - Tijolo de Solo-cimento - Análise dimensional, determinação da resistência a compressão e da absorção de água - Método de ensaio

ABNT NBR 10833 - Fabricação de tijolo e bloco de solo-cimento com utilização de prensa manual ou hidraulica - Procedimento

 
 
Fazenda Lago Azul, s/n
Rodovia MG 050 | Pratápolis - MG
CEP: 37970-000 - Brasil
 
 
mail@ecoterm.org
WhatsApp: +55 (35) 99882 4972

Gostaria de se manter informado sobre assuntos relacionados a construção ecológica?
Inscreva-se aqui:

computer